O Voucher para Startups - Novos Produtos Verdes e Digitais, tem como objetivo apoiar Startups que tenham como modelo de negócio, produtos ou serviços digitais que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, nomeadamente que potenciam a introdução no mercado de novos produtos Verdes e Digitais.
Para ser elegível, uma Startup tem de contemplar duas condições:
Para este concurso, são consideradas Startups as PME com menos de dez anos de atividade.
O Voucher para Startups tem como objetivo apoiar operações de:
São beneficiários desta medida PME que tenham sido criadas há menos de 10 anos, que o CAE esteja incluído na lista de sectores com maior intensidade de tecnologia, ou de conhecimento, e que cumpram os habituais requisitos de acesso aos apoios comunitários.
São consideradas despesas elegíveis as seguintes:
Os custos indiretos previstos, são calculados com base em custos simplificados, assentes na aplicação da taxa fixa de 15% dos custos com recursos humanos.
Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação, tendo de estar concluídos no máximo até 30 de setembro de 2025.
O financiamento deste concurso é de 30.000€ por start-up, correspondendo a uma taxa de financiamento de 100% a fundo perdido, mediante a confirmação da realização de despesas elegíveis .
Podem concorrer ao Voucher Startup empresas sediadas em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores .